Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atendimento Psicológico On-Line

    Hoje na faculdade fui surpreendido com uma informação interessante: O CFP (Conselho Federal de Psicologia) aprovou desde 2005 (e eu só fui saber disso agora) o atendimento (utiliza-se uma diferenciação conceitual e técnica para ORIENTAÇÃO)  psicológico ONLINE.

    Segundo Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, "o objetivo [do atendimento online] é orientar e aconselhar a procurar ajuda de um profissional, se for o caso. Algumas pessoas só precisam de um acolhimento para seus problemas e não necessitam de um trabalho mais próximo".

   Os ATENDIMENTOS PSICOTERÁPICOS, conforme Resolução 012/2005 devem ser de caráter experimental e, consequentemente, gratuitos. Enquanto que demais serviços como 

    Para os demais serviços vale destaque os Artgos 6º e 8º da referida resolução:
Art. 6º. São reconhecidos os serviços psicológicos mediados por computador, desde que não psicoterapêuticos, tais como orientação psicológica e afetivo-sexual, orientação profissional, orientação de aprendizagem e Psicologia escolar, orientação ergonômica, consultorias a empresas, reabilitação cognitiva, ideomotora e comunicativa, processos prévios de seleção de pessoal, utilização de testes psicológicos informatizados com avaliação favorável de acordo com Resolução CFP N° 002/03, utilização de softwares informativos e educativos com resposta automatizada, e outros, desde que pontuais e informativos e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e nesta Resolução (...)
  Art. 8°. É permitido aos psicólogos que prestam os serviços indicados no Art. 6° desta Resolução a cobrança de honorários desde que se respeite o Art. 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo que veda a utilização do preço como forma de propaganda.  

  As posições de prol e contra sobre o progresso desta modalidade divergem (pelo menos foi o que notei nitidamente em sala de aula hoje, hehe), mas uma coisa é inegável: TODO PROCESSO QUE GERA BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO E ESTÁ EMBASADO EM UM PRESSUPOSTO TEÓRICO-CIENTÍFICO E NA ÉTICA É DIGNO DE INVESTIGAÇÃO.

    A tecnologia progride de forma considerável todos os dias e a Psicologia, enquanto CIÊNCIA e PROFISSÃO, pode (ou melhor, deve) se adaptar a essas novas modalidades da contemporaneidade.


___________________________________________________________________
Indicações de leitura (clique na matéria destacada em azul):
Atendimento Psicológico online já é realidade no Brasil (reportagem do site de Notícias-Tecnologia da UOL).
Resolução CFP 012/2005 (sobre as atribuições do psicólogo enquanto prestador desta modalidade de serviços experimental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário