Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Facebook e seus estímulos reforçadores

A epidemia virtual moderna, hehe.

Antes de fazer algumas colocações sobre esquemas de reforçamento observados no FACEBOOK, acho importante defini-los para o leitor não familiarizado com termos da AC.

Reforço POSITIVO: Aumenta a probabilidade do organismo emitir uma determinada resposta (essa resposta é um COMPORTAMENTO) na presença de um estímulo REFORÇADOR.

Reforço NEGATIVO: Aumenta a probabilidade do organismo emitir uma resposta pela retirada do estímulo AVERSIVO.

Acredito que as coisas ficarão mais claras quando falarmos do Facebook (provavelmente foi o canal para você encontrar este blog).


Não é necessário muitas colocações para observarmos esquemas de reforçamento "intensos" no SOCIAL NETWORK. Para tal, vamos fazer referência a ferramentas da página (e com certeza, você já sabe por meio de experiências próprias). "Vamo" lá:




 1 - O CURTIR atua como um reforçador para postagens ou compartilhamentos que você joga na rede. É muito comum ver pessoas continuar em uma conversa em GRUPOS devido a este reforçador. Os usuários da rede são norteados em suas postagens e comentários por essa ferramenta. É como se fosse uma espécie de ELOGIO, e elogios, na maioria dos casos, REFORÇA POSITIVAMENTE o comportamento emitido pela pessoa. O curtir REFORÇA POSITIVAMENTE as postagens do usuário.

2 - NOVAS ATUALIZAÇÕES (Não tem o ícone dele em cima não, mas é àquele "mundinho" que aparece quando aparece uma novidade), pode ser compreendido como REFORÇO NEGATIVO se seguirmos a ótica que o USUÁRIO evita ficar fora dos acontecimentos e novidades de seus amigos. Ficar "sem novidades" o é AVERSIVO. Também podemos olhar por uma ótica que é REFORÇADOR POSITIVO por apresentar um estímulo que reforça o COMPORTAMENTO do usuário em continuar na rede.
Como vocês podem notar, analisar FUNCIONALMENTE se um estímulo é REFORÇADOR POSITIVO ou NEGATIVO depende da função do comportamento que estamos nos referindo. De toda forma, esses ESQUEMAS SÃO DE REFORÇAMENTO por aumentar a probabilidade do organismo em continuar acessando a rede.

3 - SOLICITAÇÕES DE AMIZADE pode ser compreendido como a tradução do reforço universal humano de CONTATO SOCIAL ou CONTATO SEXUAL, dependendo de como será sua relação com a pessoa que solicitou "amizade".

4 - CUTUCAR. Bom, particularmente, esse lance de cutucar me é TOTALMENTE AVERSIVO, está mais para PUNIÇÃO POSITIVA do que REFORÇO, mas enfim... há pessoas que veem com bons olhos uma boa cutucada.
Cutucar é um reforçador POSITIVO quando reforça o comportamento do usuário que foi "cutucado" a "sentir-se percebido, lembrado" por alguém. Afinal, a função do cutucar é o de informar que alguém olhou seu perfil e quer que o CUTUCADO saiba disso.

Além disso...

O FACEBOOK tem um REFORÇADOR POSITIVO geral: Aproximar as pessoas, estabelecer novos contatos, divulgar produtos e serviços, unir grupos de pessoas com ideias afins.
REFORÇADOR NEGATIVO geral: Distanciar do Facebook pode te deixar desinformado, desatualizado e por fora das tendências atuais. Isso é um reforçador negativo, como já destaquei anteriormente, por fazer com que a pessoa se comporte a acessar o Facebook para evitar os estímulos aversivos de desinformação, desatualização (ainda mais se sua namorada ou namorado tiverem um perfil na rede, aí o bicho pega), etc.

Enfim...

O Facebook tem uma variedade de estímulos REFORÇADORES que torna uma tarefa difícil para o usuário se livrar ou se ausentar dele por alguns momentos.

Embora eu faça menção a reforços existentes no FACEBOOK, há também estímulos que podem tornarem-se aversivos e assumir características punitivas. Essa postagem fez uma análise superficial de REFORÇOS que normalmente se observam nas interações e na INTERFACE desta Network. Fiquem atentos para o fato de que reforço e punição são definidos pelo HISTÓRICO DE CONDICIONAMENTO do organismo, neste caso, o organismo são as pessoas que usam do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário