Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Psicoterapia: Quem precisa dela?

    PSICOTERAPIA é um processo terapêutico realizado por profissional da PSICOLOGIA. Seu objetivo é a AQUISIÇÃO, EXTINÇÃO e MANUTENÇÃO de um REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL. Essa pode ser uma definição apriorística para o público em geral
... Mas, PRA QUEM SERVE A PSICOTERAPIA?



   Bom, ao longo do histórico de condicionamento de um organismo existem ESTÍMULOS CONDICIONADOS que se tornam AVERSIVOS ou REFORÇADORES. Skinner em "Questões Recentes na Análise Comportamental" afirma que muitos problemas que necessitam de PSICOTERAPIA estão envolvidos com FALHAS DE CONDICIONAMENTO.

  Podemos compreender essas falhas de condicionamento como sendo COMPORTAMENTOS DESADAPTATIVOS (uso o termo desadaptativo, referindo-se a comportamentos que não são "coerentes" com as contingências existentes). Ou seja, determinado comportamento era REFORÇADO ou PUNIDO em uma determinada CONTINGÊNCIA e não mais o é em outra, a pessoa fez uma GENERALIZAÇÃO. Dentro deste eixo, o sujeito ainda insiste em emitir os MESMOS COMPORTAMENTOS de outrora, no entanto, esses comportamentos não tem uma RELAÇÃO CAUSAL INDEPENDENTE , mas o sujeito assume que seus comportamentos tem relação direta com dado fenômeno, falamos então de um COMPORTAMENTO SUPERSTICIOSO. Assim como a generalização são um conjunto de comportamentos desadaptativos.

  Dadas essas circunstâncias, a pessoa "percebe" essas contingências como aversivas, isso porque o COMPORTAMENTO DO SUJEITO não tem uma relação que é REFORÇADORA de seus antigos comportamentos. Comportamentos que anteriormente era, reforçados, mas agora não mais o são também caem no conjunto de comportamentos desadaptativos. Esses comportamentos que outrora eram reforçados ou punidos, podem estar ligados com a ONTOGÊNESE (histórico de vida da pessoa/organismo) ou FILOGÊNESE (histórico por seleção natural de determinada especie).

 Como EXEMPLO, podemos analisar as seguintes situações:


- João possuía um relacionamento estável com Maria. Todos os dias João mandava mensagens para ela e falava dela constantemente, esse conjunto de comportamento associado as fotos que colecionava dela e a repetição de músicas que continham o nome Maria era coerente com o CONJUNTO DE COMPORTAMENTOS denominado amor. João estava amando Maria. Certo dia, João ligando para Maria e não obtendo resposta resolve visitá-la sem avisar, ao chegar na casa de Maria a vê com outro cara, o Marcos. João sai da casa e realiza uma GENERALIZAÇÃO da contingência. João, a partir de então, não consegue estabelecer novos relacionamentos por "acreditar" que RELACIONAMENTOS SÃO DANOSOS E O FAZEM MAL (é aversivo).

- Lucas (uma criança com IMC superior a 27,2) possui problemas cardíacos graves por sua ingestão impulsiva de doces. Seus pais na tentativa de diminuir que Lucas ingira alimentos com demasia de açúcar, diminui açúcar dos sucos e o impede de comer guloseimas, junto com esta medida, os pais de Lucas o levam a um nutricionista e a um médico para que possam sugerir uma boa alimentação, assim como realizar tratamento para seu problema cardíaco. Após duas semanas de medidas médico-nutricionista, Lucas não consegue dormir, relata estar cansado e apresenta dificuldades de relacionar-se com outras crianças;

Bom, nestes dois exemplos temos duas circunstâncias que seria RECOMENDADO a PSICOTERAPIA.  No primeiro exemplo, temos um caso de dificuldades de relacionamento devido a um estímulo aversivo (traição da amada) que foi GENERALIZADO para quaisquer CONTINGÊNCIAS.

No segundo exemplo, nota-se a necessidade de PSICOTERAPIA associada com outros tratamentos, fala-se uma AÇÃO MULTIDISCIPLINAR. Lucas está diante de uma situação envolvendo uma GENERALIZAÇÃO de ordem FILOGENÉTICA (anteriormente, nossa espécie necessitava de acumulação de glicose para suportar longos períodos de alimentação. Embora esse comportamento ainda prevaleça no homo sapiens sapiens atual, ele não é mais reforçado pela SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE). Um tratamento desta ordem deveria considerar este fator filogenético, associa-lo a estratégias de modificação do comportamento que a) não diminuam seu acesso a doces radicalmente, b) considere os problemas cardíacos da criança, c) considere as estratégicas nutricionais e d) estabeleça treinamento para os pais realizarem manutenção de medidas comportamentais adotadas.


Enfim...
Embora nem todas as pessoas necessitem de PSICOTERAPIA, estar atento as FALHAS DE CONDICIONAMENTO, assim como nos relatos de pessoas envolvidas no seu cotidiano é fundamental para o estabelecimento de um PADRÃO DE VIDA agradável e ADAPTADO as contingências CONSTANTEMENTE MUTÁVEIS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário