Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Transplantes curiosos


    Há pouco tempo, uma amiga que se interessou por experimentos "diferentes" me mostrou alguns transplantes curiosos que, supostamente, aconteceram ao longo da história.

    Alguns destes experimentos não dá para se saber ao certo se são REAIS ou resultado de uma disputa tecnológica entre os EUA e a antiga URSS. No entanto, achei válido mostrar um pouco sobre estas curiosidades em uma postagem OFF da Análise do Comportamento, mas que pode ser do interesse do público em geral. Nesta postagem, falarei sobre dois destes experimentos: Transplante da cabeça de um macaco e retirada da cabeça de um cachorro.

Lembrando que experimentos assim não são mais aceitos na Ciência, devido a estipulação de Modelos Bioéticos recorrentes.

Hey Oh! Let's Go...

Transplante com cabeça de Macaco


    O Responsável por este experimento foi o Dr. Robert White. O intuito da realização desta pesquisa era mostrar a superioridade dos Estados Unidos no que concerne aos avanços médicos. Para tal, o Dr. White resolveu inovar com um experimento inédito: TRANSPLANTAR A CABEÇA DE UMA MACACO NO CORPO DE OUTRO MACACO.

   O experimento teve "certo êxito", já que o animal sobreviveu durante um período de UM DIA e MEIO e morreu por complicações cirúrgicas após este período. O médico foi fortemente criticado pela sociedade americana que achou o transplante chocante.

    Quando se pesquisa sobre informações pela internet, é comum ler comentários de que o animal aparentava ter ficado "zangado" com o experimento.

Veja um pouco sobre imagens do suposto experimento neste vídeo:

Cão em corpo mecânico

Cabeça de cachorro

     Quem tem um cachorro de estimação pode achar este experimento minimamente cruel, ainda mais quando olhado os videos do suporto experimento.

    Neste EXPERIMENTO que foi ENCABEÇADO (trocadilho infame, hehe) por Sergei Brukhonenko o animal teve sua cabeça RETIRADA e implantada em uma aparelho que mantivesse suas funções vitais. O animal reagiu há diversos estímulos o que representa o sucesso aparente do experimento.

    Diferente do experimento de White, este experimento deu credibilidade ao Brukhonenko por apresentar uma luz para a utilização de órgãos artificiais.

Veja o vídeo explicando sobre o experimento aqui:


Ou ainda...
Baixe este artigo que eu UPei no 4shared que me foi indicado por um grande amigo e estudante de Medicina (e futuro político influente, hehehe - eu tinha que falar isso).
Clique AQUI para o download.

    No mais, espero que isso tenha sido válido como uma informação histórica (real ou ficção) e que não se esqueçam de que a ciência progrediu ETICAMENTE muito neste intertempo dos anos 30 até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário